domingo, 19 de fevereiro de 2012

A dança e o trânsito


A programação da Semana Nacional do Trânsito na Paraíba, em setembro, 2011, foi realizada numa parceria entre Detran e Fundação Espaço Cultural (Funesc).
A programação usou diversas manifestações artísticas para promover a educação no trânsito. Ao longo da semana foram apresentados espetáculos de dança, teatro e música, e houve exibição de filmes no Espaço Cine Digital, na Funesc. Houve ainda os shows musicais da dupla Paulo Sérgio e Daniel (no sábado, 24) e da banda Paralamas do Sucesso (domingo, 25), às 20h, na Praça do Povo, em João Pessoa.


A dança teve espaço na programação com o espetáculo “Em Trânsito”, da Cia Dança Livre. A direção e coreografia  de Lilian Farias. O tema trabalhado foi o uso do cinto de segurança, sua importância enquanto equipamento obrigatório e as consequências do não uso. Dança contemporânea, break, teatro/mímica.

O enfoque dessas atividades foi a prevenção de acidentes, importância dos equipamentos de segurança e as boas atitudes no trânsito.

Esforço mundial – As atividades integraram a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, proposta em 2010 na assembleia geral da ONU. O objetivo: estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito, e reduzir pela metade essas ocorrências.

O slogan criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - “Pare, pense, mude!” – pretendeu levar a sociedade a refletir sobre a maneira que cada cidadão pode contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

Os grupos trabalharam a partir do slogan do Denatran, desenvolvendo temas como uso do cinto de segurança, conscientização sobre a proibição do uso de celular ao volante e consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeito à faixa de pedestre, uso do capacete e equipamentos essenciais de segurança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário