domingo, 19 de fevereiro de 2012

POSTAGENS DA LINHA DO TEMPO - GRUPO DANÇA LIVRE: "FOCO"

A 13ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart) traz grandes atrações para o quinto dia do evento. O Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, dedicado ao homenageado Sivuca, leva ao palco uma constelação de músicos, entre eles, Dominguinhos, Toninho Ferragutti, Waldones e Glorinha Gadelha. Todos afinados no repertório dedicado ao mestre sanfoneiro, às 21h, no Palco principal do Espaço Cultural.
A apresentação tem o propósito de unir o popular e o erudito, realizando um concerto que mostrará a beleza universal da música nordestina e a diversidade da música popular brasileira, incorporados aos tons dos instrumentos clássicos, outros bem conhecidos dos nordestinos, como os instrumentos de corda, sopro e percussão, além das interpretações marcantes dos convidados.
O Fenart retornou em 2010 para realizar os desejos de quem ficou saudoso de ‘Seu Severino de Oliveira’, o Sivuca. E usa dos artifícios que ele usou, para harmonizar as diversas artes e artistas, numa convivência afinada entre eles e o público, como se todos tivessem o mesmo tom. É como manda a canção que ele compôs com Chico Buarque, João e Maria, “pela ‘sua’ lei, a gente é obrigado a ser feliz”.
Glória Gadelha participa de homenagem a Sivuca no Fenart
“Intérprete autoral”: é assim que se define Glória Gadelha. A compositora e musicista paraibana nasceu na cidade de Sousa e, desde cedo começou a cantar e estudar teoria musical. Mesmo assim, Glorinha, como também é conhecida, formou-se em medicina em João Pessoa, ao mesmo tempo em que se destacava como compositora em festivais pelo Brasil.
Em 1974 ela partiu para os Estados Unidos. Lá, estudou por dois anos linguagem musical na Universidade de Columbia (Nova York), onde morava com o marido, o compositor Sivuca. Foi nesse período que ela fez sua música de maior sucesso, o forró “Feira de Mangaio”. A inspiração veio durante uma aula: “Eu corri para o McDonalds mais próximo para telefonar pra Sivuca. Muita gente pensa que ele fez a música junto comigo, mas a verdade era que quem tinha saudade das feiras era eu, porque já toquei muita sanfona na feira de Sousa”.
Logo após a homenagem junto com a Sinfônica Jovem, Glorinha irá subir ao palco 2 e fará o seu show solo onde, acompanhada por mais seis músicos, irá mostrar canções próprias – entre elas “Feira de Mangai’ e  inéditas.
............................................................................................................
Grupo de dança do Espaço Cultural apresenta espetáculo inédito no Fenart
O grupo de dança contemporânea da Funesc  irá apresentar o espetáculo “Foco”, nesta quinta-feira, também às 20h30, só que no palco 2. O grupo Dança Livre é dirigido por Zett Farias e a coreografia é da bailarina Lílian Farias, que também irá se apresentar neste novo espetáculo. A coreografia “Foco”, com cerca de 30 minutos, é inédita e foi cuidadosamente trabalhada para estrear no Fenart deste ano.
“Estamos muito felizes em estrear essa nova coreografia, com conceitos notadamente contemporâneos, justamente no Fenart, um festival que mostra principalmente a arte da Paraíba, apesar de trazer artistas reconhecidos nacionalmente”, afirma Lílian. O grupo Dança Livre foi fundado em 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário